top of page
Forma-Modelo-Sitting

Visão de futuro para a transformação digital de varejista no setor de calçados

Liderando um time junto com a consultoria templo.cc, desenhamos e implementamos roadmaps estratégicos, área de transformação, times, processos, ferramentas, com otimização de processos, aquisição e fidelização de clientes.

Ano 2019  |  Local São Paulo - abrangência internacional  |  Duração 3 meses  |  Setor Moda Varejo  |

O cliente Líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil, com 7 marcas

o desafio

 

Necessidade de trazer a transformação digital, os novos valores e propósito para o
dia-a-dia dos colaboradores, com descentralização e desenvolvimento de autonomia e intra-empreendedorismo em todos os cargos.

resultados

design org.png

design organizacional e modelagem de squads

recrutamento.png

suporte no recrutamento interno e realocação

proposito.png
visao de futuro.png

visão de futuro e pesquisa de tendências

treinamento agil.png

cocriação e alinhamento de valores e propósito

treinamento, mentoria e acompanhamento de 

metodologia ágil

orçamento.png

A entrega do business case do projeto envolveu ainda o board executivo e o conselho, liberando mais 50% de investimentos no processo de Transformação Digital.

case arezzo 1.png

iniciativas criadas para roadmap

iniciativas selecionadas para a 1ª onda

marcas impactadas

Ainda hoje, pode se observar a implementação em mercado das iniciativas primárias identificadas pelo projeto em 2019: same day delivery, venda por whatsapp, sistema de performance para vendedoras em loja física, identidade omnicanal do cliente, revisão do sistema de pedidos e logística para franqueados.

experiência.png

mais detalhes

Uma transformação digital não é necessariamente sobre tecnologia digital,
mas sobre o fato de que as novas tecnologias digitais permitem a resolução de problemas empresariais tradicionais.

Screen Shot 2021-08-18 at 13.56.49.png

transformação e a tornam mesmo indispensável: dores do negócio e necessidades de clientes. Para evidenciar esta ideia e multiplicar o mindset dentro da companhia, começamos nosso projeto desenvolvendo um framework que propunha “olhar para fora e olhar para dentro”. A idéia proposta veio do diagnóstico de que muitas das iniciativas eram fruto de hipóteses e referencias pessoais de membros da equipe, em oposição ao uso de dados para a tomada de decisão.

Ao viabilizarmos o uso de dados por meio de iniciativas com foco em BI e AI, passamos também a adotar o mindset de foco no cliente e fazê-lo de maneira precisa e eficiente. Esta mudança tecnológica e cultura nos permite por sua vez a evitar ruído em comunicações internas, uma vez que dados extraídos digitalmente tendem a comunicar mais objetivamente do que a comunicação narrativa de opiniões.

Screen Shot 2021-08-19 at 15.37.40.png

Tudo começa com conhecer as pessoas

Sobre as dores do negócio, entrevistas feitas com diversos stakeholders
apontaram para uma visão comum da necessidade de otimização, desburocratizando e automatizando processos então lentos, pesados e manuais. Em geral, embora a organização tivesse orgulho de seu apetite por agilidade e implementação, as pessoas que a compõem tinham uma percepção do grupo como “lento, complexo e vertical”. Neste diagnóstico, ficou evidente a importância de definir uma cultura de teste e experimentação para fornecer produtos mais assertivos em tempo hábil para o mercado.

Percebemos então que havia uma grande oportunidade de otimização viabilizada por tecnologia no que tangia as atividades do grupo em três etapas e três lentes: Antes, durante e depois das vendas em loja e sob a ótica de negócios, produto e cientes. O framework abaixo foi utilizado para mapear as maiores dores e objetivos na cadeia de valor e traduzí-las em objetivos estratégicos que posteriormente no processo compuseram nossos squads.

Screen Shot 2021-08-18 at 14.07.20.png

Um movimento,

não um mandato

A partir de um diagnóstico claro e da preparação de um "terreno fértil" com os colaboradores informados e preparados para a mudança, partimos para criar colaborativamente as diretrizes de transformação que permanecem mesmo com a evolução e pivot de iniciativas nas marcas do grupo.

Screen Shot 2021-08-18 at 14.12.28.png
bottom of page